Manutenção de Equipamentos

revisão automóvel

Alguns aspetos para a manutenção da sua viatura

Existem pequenos trabalhos de manutenção do motor das viaturas, que realizados periodicamente podem além de prolongar a vida dos equipamentos, possibilitar-lhe alguma poupança ao final do ano.
Segue-se alguma informação reunida pela Solmag para a preservação dos equipamentos numa lógica do "Faça você mesmo (a)".
 

Manter o seu motor

Usar o tipo de óleo correto para o seu motor nas quantidades certas irá ajudar a melhorar a sua performance e a prolongar a sua vida. Precisa igualmente de verificar outros aspetos do motor ao longo do tempo, para manter o seu bom funcionamento.

Verificar o óleo do motor

Níveis incorretos de óleo do motor podem causar sérios danos no motor do seu automóvel, sendo por isso importante verificar os níveis de óleo regularmente. Isto é bastante fácil de realizar e só necessita de alguns minutos do seu tempo. Nós recomendamos que mantenha uma garrafa de 1 litro de óleo no seu carro para o deitar no motor quando necessário.

Como verificar o seu óleo

Primeiro escolha o óleo certo para o seu carro verificando as recomendações do construtor, normalmente colocadas no manual da viatura. Como alternativa pode experimentar a nossa ferramenta Shell LubeMatch.

mudança oleo 1 Assegure-se que o seu carro se encontra estacionado ao nível do piso, travado com o travão de mão e o motor desligado. Abra o capô (normalmente existe um manipulo junto aos pedais, no lugar do condutor, que permite abri-lo depois da parte de fora do carro). Evite tocar no motor quente. Aguarde 1 minuto para o óleo assentar.
retirar o feixe metalico Coloque umas luvas e puxe a vareta do óleo (irá localizar a vareta saliente no bloco do motor - reconhecível pela argola na ponta normalmente amarela). Limpe-a com um bocado de papel e volte a coloca-la no motor esperando alguns segundos. Remova-a novamente e estude o nível de óleo.
nivel do oleo na vareta O nível de óleo no motor deve estar algures entre as marcas na vareta, para o mínimo e o máximo, e pode precisar de mais óleo, de acordo com a imagem ao lado. As quantidades são valores aproximados e servem simplesmente de referência.
introduzir mais oleo no motor Desaperte a tampa no topo do motor, para poder introduzir mais óleo Shell Helix, de preferência usando um funil. A escala na garrafa irá indicar a quantidade já introduzida. Repita os passos anteriores 2 e 3 para verificar o novo nível.
finalização da introdução de óleo Coloque a vareta e a tampa do óleo de forma a ficar devidamente apertadas. Limpe as marcas dos dedos nestas peças e limpe qualquer óleo das suas mãos com uma toalha húmida, colocando todo os desperdícios do trabalho num contentor apropriado.

Quando tiver verificado que o nível de óleo se encontra abaixo da marca para o mínimo, veja quantos quilómetros fez depois da última mudança de óleo.

Podem existir problemas com o motor se fez menos de 4 000 km e o nível de óleo se encontra baixo. Adicione algum óleo ao motor, seguindo as instruções acima, e  comece a medir o nível de óleo semanalmente, ou contacte o seu mecânico para mais concelhos.

Se verificar que o óleo que se encontra por exemplo na vareta, contêm manchas brancas, significa que o líquido de refrigeração do motor se está a misturar com o óleo do motor e necessita que tenha o seu carro inspecionado por um mecânico.

Para assistência de quando necessita mudar o óleo do seu carro, verifique o nº de quilómetros da última mudança normalmente apontada pelos mecânicos num formulário próprio, deixado em local visível na viatura, onde se indica os quilómetros da última mudança e os quilómetros em que terá de efetuar a próxima mudança do óleo, já que diferentes tipos de óleos têm diferentes valores máximos para o nº de quilómetros de vida dos óleos.

Para mais informações sobre o tipo de óleo indicado para a sua viatura experimente a ferramenta Shell LubeMatch.

Como verificar o nível de água da bateria do carro (isto só se aplica a baterias não seladas)

Veja a aparência da bateria que tem instalada no seu carro; Deverá estar relativamente limpa, principalmente á volta dos terminais. Poderá ter uma bateria selada para o período de vida dela o que torna este procedimento desnecessário. Se possui uma bateria com várias tampas entre os terminais, tenha cuidado - contêm ácido sulfúrico - e não salpique o liquido interior em si, nem em qualquer parte do carro.

Em primeiro verifique sempre se têm uma bateria selada. Muitas destas baterias têm um hidrómetro que apresenta o estado atual das células da bateria. Se têm um destes tipos de bateria, não existe necessidade de mais na bateria.

A seguir remova os cabos dos terminais negativos e positivos da bateria. (por norma basta rodar a anilha que prende o cabo ao terminal, várias vezes até ela se soltar). Limpe os terminais e a anilha de fixação dos cabos de sujidades e volte a colocá-los no sítio. Utilize uma chave de fendas para levantar as tampas no topo da bateria, e conserve-as á parte.

Agora tente visualizar o nível de líquido de cada célula da bateria. Os fluidos dentro da bateria devem estar ao nível do orifício, a cerca de 2,50 cm do topo. Se eles estão baixos use um funil para encher as células com água destilada. É obrigatório ser água destilada, caso contrário as impurezas da água irão danificar a bateria.

Após cada célula estar cheia até aproximadamente ao orifício de entrada, volte a colocar as tampas, garantindo que estas ficam bem colocadas selando a bateria. Verifique uma semana depois se os níveis de líquido na bateria se reduziram. Se sim, poderá ter um problema como uma rotura na caixa da bateria. Contacte um mecânico para a inspecionar e evitar assim problemas.

  1. Sumarizando;
    Verifique se têm uma bateria selada para o tempo de vida desta. Se sim, para aqui. Qualquer problema com este tipo de baterias poderá passar pela sua substituição em definitivo.
  2. Remova os cabos dos terminais positivo e negativo da bateria, limpe os terminais e volte a ligar os cabos á bateria.
  3. Use uma chave de fendas para remover as tampas no topo da bateria.
  4. Verifique o nível de fluidos em relação ao topo da bateria e se necessário adicione água destilada.
  5. Volta a colocar as tampas corretamente, selando a bateria.

 

Mudança de óleo

Não necessita de mudar completamento o óleo do seu carro, de cada vez que faz uma mudança de óleo. Algumas vezes basta inserir mais algum óleo para o motor trabalhar sem problemas. Quando precisar de mudar o óleo do seu carro, pode fazer você mesmo - o processo não é demorado e tornar-se bastante simples com as ferramentas certas. Caso não o queira fazer contacte a sua oficina habitual para eles realizarem a mudança de óleo.

 

Como Mudar o óleo você mesmo

Mudar o óleo do seu carro é mais fácil do que pode parecer e pode fazer poupa-lo dinheiro no longo prazo; Não vede demorar mais de 45 minutos.

Em primeiro lugar necessita de escolher o óleo ideal para o seu carro; Utilize a nossa ferramenta LubeMatch. A seguir verifique nesta lista se têm todas as ferramentas necessárias;

Irá necessitar de;

  • Shell Helix óleo para o motor (4 ou 5 litros, verifique o manual do carro);
  • Um filtro de óleo novo (verifique o manual do carro);
  • Óculos de proteção e luvas de borracha;
  • Recipiente de plástico e funil;
  • Macaco e ou cavaletes para o carro;
  • Chave Inglesa para abertura da válvula de saída do óleo;
  • Toalhas de papel e desperdício;
  • Chave inglesa para o filtro de óleo;

 

A seguir apresenta-se uma animação interativa onde pode ficar a conhecer melhor os componentes do motor onde vai necessitar de atuar e como realizar você mesmo(a) a mudança de óleo da sua viatura.

 
O que precisa de fazer;
  1. Preparar o carro
    O carro deve encontrar-se em terreno plano com o travão de mão acionado e o motor desligado, deixando o óleo arrefecer durante alguns minutos. Se necessitar de espaço debaixo do carro, use o macaco para levantar um dos lados do carro e segure-o com cavaletes. Só o macaco a segurar o carro é muito instável sendo aconselhado o uso de cavaletes para segurar melhor o carro, quando ligeiramente levantado. Pode igualmente colocar um pano grande debaixo do motor, para evitar que seja derramado óleo no chão.
  2. Desaperte a tampa do óleo
    Localize e desaperte a tampa do óleo (verifique o manual). Este ponto é importante porque vai permitir que o óleo desça pela tampa inferior do motor, evitando que o vácuo impeça que a totalidade do óleo saia pela parte inferior.
  3. Localize a tampa de saída do óleo
    Coloque-se debaixo da viatura e localize a válvula de dreno do óleo do motor. Vai ter de o bujão de drenagem na parte inferior do reservatório de óleo.
  4. Coloque um recipiente de recolha
    Coloque uma vasilha grande o suficiente para receber o óleo debaixo do dreno e desaperte o parafuso da tampa, com cuidado para não o deixar cair na vasilha; Evite desta forma o contacto direto com o óleo já que este pode estar extremamente quente.
  5. Deixe escoar todo o óleo antigo
    Deixe escoar todo o óleo, sendo que pode demorar alguns minutos.
  6. Localize o filtro do óleo
    Localize o filtro do óleo da sua viatura com a ajuda do manual do carro; Dica: deverá ser idêntico ao que vai substituir.
  7. Remova o óleo do filtro antigo
    Rode a tampa do filtro no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. O filtro pode estar cheio de óleo, tome cuidado em não o verter.
  8. Prepare o novo filtro
    Limpe o espaço onde vai entrar o filtro do óleo e coloque uma camada fina de óleo sobre a junta do novo filtro.
  9. Instale o novo filtro
    Cuidadosamente aperte o novo filtro no lugar do antigo, certificando-se que não está demasiado apertado. Volte a apertar o bujão de drenagem de óleo e aperte-o com a chave.
  10. Ateste com óleo
    Usando um funil, encha o motor com o Shell Helix, evitando salpicos. Meça o nível do óleo com a vareta a cada 2 litros atestados.
  11. Verifique se o nível do óleo é o correto
    Quando atingir o nível correto de óleo, coloque novamente a tampa no motor. Ligue o motor durante 10 minutos e desligue-o novamente. Verifique novamente o nível de óleo com a vareta - se o nível está baixo, adiccione mais óleo.
  12. Limpeza
    Limpe o derrame de óleo do motor e verifique quaisquer fugas no bujão de drenagem.
  13. Descarte corretamente o óleo e filtros usados
    Os óleos usados são altamente tóxicos e não devem ser deitados fora juntamente com o lixo doméstico. É ilegal deitar óleo usado na rede de esgotos. Coloque o seu óleo usado num contentor selado e coloque-lhe uma etiqueta. A seguir leve-o para uma oficina, uma estação de serviço ou um centro de reciclagem. Normalmente aceitam estes óleos de graça.
Resultados da pesquisa ao site da Solmag