Manutenção de Equipamentos
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Alguns aspetos para a manutenção da sua viatura
Existem pequenos trabalhos de manutenção do motor das viaturas, que realizados periodicamente podem além de prolongar a vida dos equipamentos, possibilitar-lhe alguma poupança ao final do ano.Segue-se alguma informação reunida pela Solmag para a preservação dos equipamentos numa lógica do "Faça você mesmo (a)".
Manter o seu motor
Usar o tipo de óleo correto para o seu motor nas quantidades certas irá ajudar a melhorar a sua performance e a prolongar a sua vida. Precisa igualmente de verificar outros aspetos do motor ao longo do tempo, para manter o seu bom funcionamento.
Verificar o óleo do motor
Níveis incorretos de óleo do motor podem causar sérios danos no motor do seu automóvel, sendo por isso importante verificar os níveis de óleo regularmente. Isto é bastante fácil de realizar e só necessita de alguns minutos do seu tempo. Nós recomendamos que mantenha uma garrafa de 1 litro de óleo no seu carro para o deitar no motor quando necessário.
Como verificar o seu óleo
Primeiro escolha o óleo certo para o seu carro verificando as recomendações do construtor, normalmente colocadas no manual da viatura. Como alternativa pode experimentar a nossa ferramenta Shell LubeMatch.
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Assegure-se que o seu carro se encontra estacionado ao nível do piso, travado com o travão de mão e o motor desligado. Abra o capô (normalmente existe um manipulo junto aos pedais, no lugar do condutor, que permite abri-lo depois da parte de fora do carro). Evite tocar no motor quente. Aguarde 1 minuto para o óleo assentar. |
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Coloque umas luvas e puxe a vareta do óleo (irá localizar a vareta saliente no bloco do motor - reconhecível pela argola na ponta normalmente amarela). Limpe-a com um bocado de papel e volte a coloca-la no motor esperando alguns segundos. Remova-a novamente e estude o nível de óleo. |
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O nível de óleo no motor deve estar algures entre as marcas na vareta, para o mínimo e o máximo, e pode precisar de mais óleo, de acordo com a imagem ao lado. As quantidades são valores aproximados e servem simplesmente de referência. |
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Desaperte a tampa no topo do motor, para poder introduzir mais óleo Shell Helix, de preferência usando um funil. A escala na garrafa irá indicar a quantidade já introduzida. Repita os passos anteriores 2 e 3 para verificar o novo nível. |
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Coloque a vareta e a tampa do óleo de forma a ficar devidamente apertadas. Limpe as marcas dos dedos nestas peças e limpe qualquer óleo das suas mãos com uma toalha húmida, colocando todo os desperdícios do trabalho num contentor apropriado. |
Quando tiver verificado que o nível de óleo se encontra abaixo da marca para o mínimo, veja quantos quilómetros fez depois da última mudança de óleo.
Podem existir problemas com o motor se fez menos de 4 000 km e o nível de óleo se encontra baixo. Adicione algum óleo ao motor, seguindo as instruções acima, e comece a medir o nível de óleo semanalmente, ou contacte o seu mecânico para mais concelhos.
Se verificar que o óleo que se encontra por exemplo na vareta, contêm manchas brancas, significa que o líquido de refrigeração do motor se está a misturar com o óleo do motor e necessita que tenha o seu carro inspecionado por um mecânico.
Para assistência de quando necessita mudar o óleo do seu carro, verifique o nº de quilómetros da última mudança normalmente apontada pelos mecânicos num formulário próprio, deixado em local visível na viatura, onde se indica os quilómetros da última mudança e os quilómetros em que terá de efetuar a próxima mudança do óleo, já que diferentes tipos de óleos têm diferentes valores máximos para o nº de quilómetros de vida dos óleos.
Para mais informações sobre o tipo de óleo indicado para a sua viatura experimente a ferramenta Shell LubeMatch.
Como verificar o nível de água da bateria do carro (isto só se aplica a baterias não seladas)
Veja a aparência da bateria que tem instalada no seu carro; Deverá estar relativamente limpa, principalmente á volta dos terminais. Poderá ter uma bateria selada para o período de vida dela o que torna este procedimento desnecessário. Se possui uma bateria com várias tampas entre os terminais, tenha cuidado - contêm ácido sulfúrico - e não salpique o liquido interior em si, nem em qualquer parte do carro.
Em primeiro verifique sempre se têm uma bateria selada. Muitas destas baterias têm um hidrómetro que apresenta o estado atual das células da bateria. Se têm um destes tipos de bateria, não existe necessidade de mais na bateria.
A seguir remova os cabos dos terminais negativos e positivos da bateria. (por norma basta rodar a anilha que prende o cabo ao terminal, várias vezes até ela se soltar). Limpe os terminais e a anilha de fixação dos cabos de sujidades e volte a colocá-los no sítio. Utilize uma chave de fendas para levantar as tampas no topo da bateria, e conserve-as á parte.
Agora tente visualizar o nível de líquido de cada célula da bateria. Os fluidos dentro da bateria devem estar ao nível do orifício, a cerca de 2,50 cm do topo. Se eles estão baixos use um funil para encher as células com água destilada. É obrigatório ser água destilada, caso contrário as impurezas da água irão danificar a bateria.
Após cada célula estar cheia até aproximadamente ao orifício de entrada, volte a colocar as tampas, garantindo que estas ficam bem colocadas selando a bateria. Verifique uma semana depois se os níveis de líquido na bateria se reduziram. Se sim, poderá ter um problema como uma rotura na caixa da bateria. Contacte um mecânico para a inspecionar e evitar assim problemas.
- Sumarizando;
Verifique se têm uma bateria selada para o tempo de vida desta. Se sim, para aqui. Qualquer problema com este tipo de baterias poderá passar pela sua substituição em definitivo. - Remova os cabos dos terminais positivo e negativo da bateria, limpe os terminais e volte a ligar os cabos á bateria.
- Use uma chave de fendas para remover as tampas no topo da bateria.
- Verifique o nível de fluidos em relação ao topo da bateria e se necessário adicione água destilada.
- Volta a colocar as tampas corretamente, selando a bateria.
Mudança de óleo
Não necessita de mudar completamento o óleo do seu carro, de cada vez que faz uma mudança de óleo. Algumas vezes basta inserir mais algum óleo para o motor trabalhar sem problemas. Quando precisar de mudar o óleo do seu carro, pode fazer você mesmo - o processo não é demorado e tornar-se bastante simples com as ferramentas certas. Caso não o queira fazer contacte a sua oficina habitual para eles realizarem a mudança de óleo.
Como Mudar o óleo você mesmo
Mudar o óleo do seu carro é mais fácil do que pode parecer e pode fazer poupa-lo dinheiro no longo prazo; Não vede demorar mais de 45 minutos.
Em primeiro lugar necessita de escolher o óleo ideal para o seu carro; Utilize a nossa ferramenta LubeMatch. A seguir verifique nesta lista se têm todas as ferramentas necessárias;
Irá necessitar de;
- Shell Helix óleo para o motor (4 ou 5 litros, verifique o manual do carro);
- Um filtro de óleo novo (verifique o manual do carro);
- Óculos de proteção e luvas de borracha;
- Recipiente de plástico e funil;
- Macaco e ou cavaletes para o carro;
- Chave Inglesa para abertura da válvula de saída do óleo;
- Toalhas de papel e desperdício;
- Chave inglesa para o filtro de óleo;
A seguir apresenta-se uma animação interativa onde pode ficar a conhecer melhor os componentes do motor onde vai necessitar de atuar e como realizar você mesmo(a) a mudança de óleo da sua viatura.
O que precisa de fazer;
- Preparar o carro
O carro deve encontrar-se em terreno plano com o travão de mão acionado e o motor desligado, deixando o óleo arrefecer durante alguns minutos. Se necessitar de espaço debaixo do carro, use o macaco para levantar um dos lados do carro e segure-o com cavaletes. Só o macaco a segurar o carro é muito instável sendo aconselhado o uso de cavaletes para segurar melhor o carro, quando ligeiramente levantado. Pode igualmente colocar um pano grande debaixo do motor, para evitar que seja derramado óleo no chão. - Desaperte a
tampa do óleo
Localize e desaperte a tampa do óleo (verifique o manual). Este ponto é importante porque vai permitir que o óleo desça pela tampa inferior do motor, evitando que o vácuo impeça que a totalidade do óleo saia pela parte inferior. - Localize a tampa
de saída do óleo
Coloque-se debaixo da viatura e localize a válvula de dreno do óleo do motor. Vai ter de o bujão de drenagem na parte inferior do reservatório de óleo. - Coloque um
recipiente de recolha
Coloque uma vasilha grande o suficiente para receber o óleo debaixo do dreno e desaperte o parafuso da tampa, com cuidado para não o deixar cair na vasilha; Evite desta forma o contacto direto com o óleo já que este pode estar extremamente quente. - Deixe escoar
todo o óleo antigo
Deixe escoar todo o óleo, sendo que pode demorar alguns minutos. - Localize o
filtro do óleo
Localize o filtro do óleo da sua viatura com a ajuda do manual do carro; Dica: deverá ser idêntico ao que vai substituir. - Remova o óleo do
filtro antigo
Rode a tampa do filtro no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. O filtro pode estar cheio de óleo, tome cuidado em não o verter. - Prepare o novo
filtro
Limpe o espaço onde vai entrar o filtro do óleo e coloque uma camada fina de óleo sobre a junta do novo filtro. - Instale o novo
filtro
Cuidadosamente aperte o novo filtro no lugar do antigo, certificando-se que não está demasiado apertado. Volte a apertar o bujão de drenagem de óleo e aperte-o com a chave. - Ateste com óleo
Usando um funil, encha o motor com o Shell Helix, evitando salpicos. Meça o nível do óleo com a vareta a cada 2 litros atestados. - Verifique se o
nível do óleo é o correto
Quando atingir o nível correto de óleo, coloque novamente a tampa no motor. Ligue o motor durante 10 minutos e desligue-o novamente. Verifique novamente o nível de óleo com a vareta - se o nível está baixo, adiccione mais óleo. - Limpeza
Limpe o derrame de óleo do motor e verifique quaisquer fugas no bujão de drenagem. - Descarte
corretamente o óleo e filtros usados
Os óleos usados são altamente tóxicos e não devem ser deitados fora juntamente com o lixo doméstico. É ilegal deitar óleo usado na rede de esgotos. Coloque o seu óleo usado num contentor selado e coloque-lhe uma etiqueta. A seguir leve-o para uma oficina, uma estação de serviço ou um centro de reciclagem. Normalmente aceitam estes óleos de graça.