Óleos Sintécticos para motores
Os óleos Shell têm na sua constituição base dois tipos de elementos: mineral ou sintético. Os óleos para motores identificados com "parte-" ou "semissintético" ou "base sintética" contêm uma mistura destes dois tipos de constituintes base.
Porque é que os óleos sintéticos
são melhores que os "naturais"?
Tradicionalmente considera-se que os produtos
naturais têm melhores desempenhos que os seus
equivalentes sintéticos. Contudo no caso dos
óleos para motores, os cientistas da Shell
conseguiram desenvolver uma gama de produtos
sintéticos com propriedades mecânicas superiores
aos equivalentes naturais - e menores contras.
Os óleos de base sintética conseguem performances superiores porque são produzidos usando processos químicos avançados, de modo que as suas estruturas moleculares e por conseguinte as suas propriedades podem ser devidamente controladas. Por exemplo, óleos completamente sintéticos como o Shell Helix Ultra são desenhados para fluir melhor a temperaturas iniciais de arranque dos motores (que é quando o maior desgaste dos óleos ocorre). São mais resistentes às altas temperaturas e mais facilmente protegidos por aditivos antioxidantes ( a oxidação é um processo natural que ocorre nos óleos com o tempo, diminuindo as propriedades mecânicas). São igualmente menos voláteis que os óleos minerais.
Por exemplo, comparado com um óleo mineral normal (API SG/CD), um óleo completamente sintético como o Shell Helix Ultra permite entregar;
- Um óleo 5 vezes mais limpo de impurezas;
- Até 3 vezes mais proteção;
- Menos de metade de desgaste para o motor.
Vantagens na utilização de óleos sintéticos
As principais vantagens na utilização de óleos completamente sintéticos, são:
- Maior grau de pureza e de qualidade do óleo, comparada com a dos óleos minerais - o que significa menos químicos indesejados, que incluem os compostos com enxofre e os hidrocarbonetos instáveis e extremamente reativos com outros componentes;
- Uma composição molecular mais consistente, o que reduz os níveis de fricção do óleo;
- Pode ser, de uma forma mais fiável, desenhado para atingir os níveis de exigência dos fabricantes de motores modernos (o que requerem que os óleos como o Shell Helix Ultra não só preencha os requisitos mínimos mas que os ultrapasse frequentemente);
- Os óleos sintéticos Shell Helix são desenhados para serem usados sobre as condições mais difíceis de utilização encontradas nos motores modernos.
Porque é que os óleos sintéticos têm performances tão boas?
Propriedades dos óleos sintéticos | Benefícios resultantes |
Baixos níveis de viscosidade e fricção reduzida no fluido significam propriedades superiores de lubrificação | Isto resulta em melhores eficiências do motor e de consumo de combustíveis, assim como em temperaturas mais baixas de utilização do óleo. |
Graças ao elevado índice de viscosidade destes óleos, esta é menos afetada por mudanças de temperatura, por comparação aos óleos minerais normais. |
O óleo não se torna demasiado espesso
quando frio ou demasiado liquido quando
quente. Isto reduz o desgaste do motor a
temperaturas extremas. São necessários também menos modificadores de viscosidade, o que conduz a menores níveis de depósito. |
As altas temperaturas, a viscosidade e a resistência a tensões de corte são retidas. | Isto significa maior proteção do motor a maiores velocidades ou quando sujeito a maiores cargas. |
A temperatura mais baixa, os óleos não ficam mais espessos sem trabalho. | Isto significa arranques de motor mais fácil e com menos sobrecarga de bateria. O óleo circula mais facilmente pelo motor, dando proteção desde o início. O motor aquece mais rapidamente e atinge o ponto ótimo de performance mais rapidamente, o que se reflete em menor consumo de combustível. |
Menos volatilidade significa menos componentes voláteis no óleo e por isso menos evaporação ou desgaste. | Isto resulta num menor consumo de óleo, menos depósito e menos espessura do óleo, o que ajuda a manter baixos níveis de consumo de combustíveis e a reduzir o desgaste das peças dos motores. |
Altos níveis de resistência á oxidação significa que as moléculas do óleo são menos propícias a separarem-se ou a degradarem-se, especialmente a altas temperaturas. | Isto mantém o motor mais limpo de impurezas pela redução da formação de "lodos" e de ácidos corrosivos, menor depósitos no motor e um óleo menos espesso - todos a ajudar a manter economia de consumo de combustíveis e a redução do desgaste das peças do motor. |